Sobre

Este blog é feito sob o trabalho de filosofia dado ao 3º ano F do colégio Luís Eduardo Magalhães, e estará em funcionamento até fevereiro de 2013 mês em que o ano letivo se encerra.

Orientado pelo professor de filosofia: Sergio Murici
Alunos responsáveis:
- Gabriel Vieira
- Gilberto Bastos
- Alex Sandes
- Rainan Rodrigues
- Yuri Paim
- Misael Cerqueira

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O que é a virtude


É uma qualidade moral particular e vem do grego e latim.  Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem. Há diferentes usos do termo relacionado à força, a coragem, o poder de agir, a eficácia de um ou a integridade da mente.



virtude foi um tema bastante abordado pelos filósofos Platão e Aristóteles;

Platão (429-347 a. C.) - Desenvolve a doutrina de Sócrates. Apresenta a virtude como meio para atingir a bem-aventurança. Descreve as 4 virtudes cardeais: a sabedoria, a fortaleza, a temperança e a justiça.

Aristóteles (384-322 a. C.) - Ao conceito já esboçado como hábito, isto é, de qualidade ou disposição permanente do ânimo para o bem, Aristóteles acrescenta a análise de sua formação e de seus elementos. As virtudes não são hábitos do intelecto como queriam Sócrates e Platão, mas da vontade. Para Aristóteles não existem virtudes inatas, mas todas se adquirem pela repetição dos atos, que gera o costume (mos), donde o nome virtude moral. Os atos, para gerarem as virtudes, não devem desviar-se nem por defeito, nem por excesso, pois a virtude consiste na justa medida, longe dos dois extremos.