Sobre

Este blog é feito sob o trabalho de filosofia dado ao 3º ano F do colégio Luís Eduardo Magalhães, e estará em funcionamento até fevereiro de 2013 mês em que o ano letivo se encerra.

Orientado pelo professor de filosofia: Sergio Murici
Alunos responsáveis:
- Gabriel Vieira
- Gilberto Bastos
- Alex Sandes
- Rainan Rodrigues
- Yuri Paim
- Misael Cerqueira

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A virtude na doutrina católica

No Catolicismo, existem duas categorias de virtudes:
As virtudes teologais: cuja origem, motivo e objeto imediato são o próprio Deus. Os cristãos acreditam que elas são infundidas no homem com a graça santificante, e que elas tornam os homens capazes de viver em relação com a Santíssima Trindade. Elas fundamentam e animam o agir moral do cristão, vivificando as virtudes humanas. Para os cristãos, elas são o penhor da presença e da ação do Espírito Santo nas faculdades do ser humano 
As virtudes humanas: que são perfeições habituais e estáveis da inteligência e da vontade humanas. Elas regulam os atos humanos, ordenam as paixões humanas e guiam a conduta humana segundo a razão e a . Adquiridas e reforçadas por atos moralmente bons e repetidos, os cristãos acreditam que estas virtudes são purificadas e elevadas pela graça divina.

As virtudes teologais são três:
  • Fé: através dela, os cristãos crêem em Deus, nas suas verdades reveladas e nos ensinamentos da Igreja, visto que Deus é a própria Verdade. Pela fé, "o homem entrega-se a Deus livremente. Por isso, o crente procura conhecer e fazer a vontade de Deus, porque «a fé opera pela caridade» (Gal 5,6)".
  • Esperança: por meio dela, os crentes, por ajuda da graça do Espírito Santo, esperam a vida eterna e o Reino de Deus, colocando a sua confiança perseverante nas promessas de Cristo.
  • Caridade (ou Amor): através dela, "como amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos por amor de Deus. Jesus faz dela o mandamento novo, a plenitude da lei". Para os crentes, a caridade é «o vínculo da perfeição» (Col 3,14), logo a mais importante e o fundamento das virtudesSão Paulo disse que, de todas as virtudes, "o maior destas é o amor" (ou caridade) . O Amor é também visto como uma "dádiva de si mesmo" e "o oposto de usar".
Entre as virtudes humanas são constantemente destacadas as virtudes cardeais, que são consideradas as principais por serem os apoios à volta dos quais giram as demais virtudes humanas.
  • prudência: que "dispõe a razão para discernir em todas as circunstâncias o verdadeiro bem e a escolher os justos meios para o atingir. Ela conduz a outras virtudes, indicando-lhes a regra e a medida", sendo por isso considerada a virtude-mãe humana.
  • justiça: que é uma constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido;
  • fortaleza: que assegura a firmeza nas dificuldades e a constância na procura do bem;
  • temperança: que "modera a atração dos prazeres, assegura o domínio da vontade sobre os instintos e proporciona o equilíbrio no uso dos bens criados", sendo por isso descrita como sendo a prudência aplicada aos prazeres .
  • ceticismo: que é uma postura filosófica em que pessoas escolhem examinar de forma crítica se o conhecimento e percepção que possuem são realmente verdadeiros, e se alguém pode ou não dizer se possui o conhecimento absolutamente verdadeiro. Questiona-se de forma constante e contumaz a veracidade de qualquer alegação; procurando de forma permanente por argumentos que possam corroborá-las ou invalidá-las, fazendo-o sempre em acordo com a razão lógica ou método científico.